Sobre

Cena Aberta – teatro, crítica e política das artes  é um site de crítica cultural com foco no teatro e nas políticas públicas que envolvem as artes. Uma cena aberta é o que define historicamente as dramaturgias de contato livre entre cena e plateia. Recorrente no teatro popular, propõe a interação franca e não mediada. É também o acontecimento teatral posto à vista, revelado. O site abre espaço, assim, para a discussão das formas artísticas nos contextos do processo social.

Kil Abreu (Editor responsável – DRT/MT 4926/95) – É jornalista, crítico, curador e pesquisador do teatro. Pós-graduado em Artes pela USP. Foi diretor do Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Escreveu para o jornal Folha de São Paulo e coordenou por quase dez anos a Escola Livre de teatro de Santo André. Compôs os júris dos principais prêmios do teatro brasileiro, como Shell e APCA. Fez a curadoria de festivais como os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e das atividades reflexivas da Mostra internacional de teatro de São Paulo (MITsp). Foi curador no Centro Cultural São Paulo e é membro da IACT/AICT – Associação internacional de críticos de teatro.

RodrigoNascimento – É crítico, editor e professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia. Foi professor de História do Teatro no Instito de Artes da UNESP. Tem graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Foi crítico residente da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo em 2020 e há anos dedica-se à pesquisa dos teatros russo e brasileiro.  É autor de “Tchékhov e os Palcos Brasileiros”, publicado pela Editora Perspectiva em 2018. É membro da IACT/AICT – Associação internacional de críticos de teatro.