Antônio Araújo fala sobre a edição da MIT na pandemia

“O Encontro” (foto), do inglês Simon McBurney, em que se narra um episódio na vida de Loren McIntyre.

Em entrevista a Kil Abreu o diretor artístico da Mostra internacional de teatro de São Paulo fala sobre a edição 2021, que coincide com um dos momentos mais dramáticos da vida brasileira.

Em meio à crise aguda – política e sanitária – pela qual passamos, a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, MITsp, também se organiza em esforços de sobrevivência. Mas, como sobreviver, como não cancelar-se nesta passagem em que o drama, a farsa trágica ou qualquer outro gênero de representação ou performação não podem ser comparados à realidade pela qual o mundo e, especialmente o Brasil, atravessam? Como sobreviver num momento em que não só a logística para o encontro presencial entre obras de arte e plateias está interditado, como também a atenção, a pauta de qualquer discussão que
não se refira à tragédia coletiva?

Nesta entrevista ao CENA ABERTA, em formato de podcast, Antônio Araújo, diretor artístico da Mostra, fala sobre a edição atual e sobre as possibilidades para o futuro próximo. Os organizadores criaram a MIT+, plataforma virtual que agrega espetáculos e atividades de edições anteriores e também montagens inéditas, aberturas de processo, ações formativas. No ar a partir de agora e nos próximos meses. Já foi apresentado, por exemplo, o “Réquiem” (espetáculo inédito) de Romeo Castelucci – uma celebração coletiva em torno da morte de Mozart. É como um retorno ao princípio: Castelucci esteve na primeira edição do Festival. Outra artista que veio com montagem ainda não vista aqui é a sul-africana Ntando Cele. “Go Go Othelo” é um trabalho inspirado em Shakespeare sob a retórica de uma atriz negra. Também inédito é “O Encontro” (foto), do inglês Simon McBurney, em que se narra um episódio na vida de Loren McIntyre. Fotógrafo da revista National Geographic, em fins dos anos 60 ele se viu perdido em meio a terras indígenas do Vale do Javari, na Amazônia brasileira (de 25 a 31 de Março). Entre as intervenções locais nesta programação de abertura está “Em legítima defesa”, do coletivo homônimo, apresentada na saída de espetáculos da edição 2016 da Mostra.

Ouça aqui a entrevista completa:

Ouça a entrevista completa com Antônio Araújo ou clique AQUI para ouvi-la na página do Cena Aberta no Anchor.


A programação completa e a reserva de ingressos podem ser consultadas em : https://www.mitmais.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *