Pode um negro ser otimista?

Por Rodrigo Nascimento e Kil Abreu

Fernando Vitor em cena de Pode um Negro Ser Otimista?

O ponto de partida para o espetáculo “James Baldwin – pode num negro ser otimista?” é a palavra exuberante do escritor estadounidense James Baldwin (1924-1987). Por meio de trechos de entrevistas feitas com ele no final do século XX, instalam-se em cena imagens de um passado perversamente atual.

Discursos estéticos não nascem do vento, estão sempre enraizados na sociabilidade, mesmo quando se recusam a retratá-la diretamente. Baldwin colocou-se no ponto alto deste impasse ao recusar em sua obra ficcional a mimetização direta do sofrimento. Ao mesmo tempo, está lá, inteira, a influência da sua biografia – de criança pobre, de menino e homem negro e gay, em um país racista, homofóbico e classista.

Tal como nos EUA que mascaravam sob a bandeira da liberdade a chaga da segregação de cor, o Brasil também é terra de violências organizadas sob o mito da democracia racial. Não à toa, no espetáculo uma legenda brilha do início ao fim, como placa pendurada na parede  da sala: “A cada 15 minutos uma pessoa negra é assassinada no Brasil.” Após lê-la somos levados a pensar sobre quantas pessoas negras morrerão país afora enquanto estamos ali, reunidos. O real, como presente e como presença, atravessa a cena e nos mira, deixando evidente que qualquer lance celebrativo ou qualquer observação tranquila do espectador é, ali, impossível. Vemos e somos vistos. A partir daí, tudo muda.

A convocação para nos colocarmos como parte do problema constitui a medula formal do espetáculo. O público dá depoimentos, é convidado para um quiz, é estimulado a pensar como seria no futuro um imaginado museu da branquitude.  A provocação é irônica mas nos chega sem alarde, como boa parte do espetáculo, quando o contraste entre a anatomia dos processos de violentação e a forma de anunciá-los cenicamente gera em nós grande estranhamento. Aos poucos, pessoas brancas na plateia são provocadas a também se perceberem como sujeitos racializados. No andamento das cenas, feito nessas bases, a convivência entre atores e público ganha alta voltagem política, no sentido daquilo que a política pode oferecer de melhor: a possibilidade de forjarmos saídas a partir da experimentação coletiva. Não se trata de constrangimento da plateia branca mas de indicar que a resistência ou a indiferença inocente podem se revelar parte do processo de omissão. Como diz a legenda que abre a primeira parte do espetáculo, “É a inocência que constitui o crime”.

Cena de Pode um Negro Ser Otimista?

Tempo fraturado

Diante desse quadro de questões e soluções teatrais, podemos pensar que o Brasil cordial supõe um passado celebrativo, um presente comum e um futuro de otimismo. Mas pode um negro ser otimista? O que o pensamento de Baldwin nos empresta não é uma resposta esperançosa ou pacificadora. O que nos empresta é a possibilidade do enfrentamento que coloca a “dúvida” em circunstância. Como respondê-la sem investigar o tempo brasileiro, que é, antes de tudo, um tempo da fratura? Para que a dialética seja viva, o espetáculo nos mostra pacientemente os vincos fundos da sociabilidade partida. São golpes a machadadas em cena: o giz branco que contorna o corpo negro abatido no chão; o black face que até ontem ilustrava os programas infantis da TV; o corpo negro nu, objetificado no meio do palco. São imagens que produzem uma dura presença, mas são também emblemas de como o Brasil sempre funcionou como um laboratório do terror. A experimentação do horror continua viva no contrato social, no mundo do trabalho e no desenho dos relacionamentos. Daí a dolorosa pergunta feita pelo ator Fernando Vitor, que olha para uma pessoa branca na plateia: “Como foi a última vez que você se apaixonou por uma pessoa negra?”. Seria possível essa pergunta se o nosso tempo não fosse o da fratura racista?

Subliminarmente os atores nos dizem: o racismo é uma tecnologia perversa, que se reinventa e contorna os afetos. O presente da cena, mais do que evento, se mostra parte orgânica de um tempo maior, feito de um passado que não passa.

Izabel Lima em cena de Pode um Negro Ser Otimista?

Esse diagnóstico-enfrentamento é viabilizado pelas atuações firmes de Fernando Vitor e Izabel Lima. Eles não encarnam personagens e são atravessados pela própria experiência. Os materiais pessoais, os relatos e confissões tão comuns à cena contemporânea alcançam o palco não na forma de uma inscrição egoica, mas como operadores de reflexão coletiva. Limpam a atuação de sentimentalismo e provocam: “O sentimentalista é aquele que nunca recua diante da cena de horror, porque precisa dela para chorar.”

Sobre este aspecto, o sentimentalismo diante de materiais que levam à leitura emotiva, um procedimento de uso recorrente nas encenações de José Fernando Peixoto de Azevedo é a câmera em cena. Na forma como é utilizada, a câmera é instrumento de muita valia. A projeção das imagens em tela – e sobre elas as variadas reescrituras videográficas – desconcerta a recepção meramente emotiva e resgata o espetáculo do registro melodramático. As projeções retomam o que se diz em palavra e gestos, suspendem e comentam a narrativa, redimensionam o espaço, amalgamam ou separam os tempos. Lançam, enfim, a visada crítica tanto quanto inventam imaginários alternativos a ela. A presença do operador negro manipulando o equipamento é algo que fala por si. 

Fernando Vitor em cena de Pode um Negro Ser Otimista?

Imagens da morte e histórias de amor

A aridez do problema e a constatação da violência não enquadram o trabalho ao fetiche da branquitude, que tende a reduzir a experiência subjetiva de pessoas negras a imagens de morte. A atuação de ambos, mesclada aos depoimentos de Baldwin, é feita sobretudo de delicadeza. Fernando e Izabel recordam como se conheceram, convidam a plateia para uma dança e, ao final, em uma das cenas mais belas do espetáculo, Fernando convida um espectador a imaginar com ele um romance em cena. Ali, no encontro dos corpos, experimentam o teatro imaginando a vida.  

Em outro momento, quando o público é convidado a ler a carta que Baldwin enviou para seu sobrinho James, somos interpelados pelas palavras duras e sensíveis do escritor, que exorta seu parente para que não sucumba ao projeto colonial da branquitude. Exorta-o para que não faça as pazes com o tédio, com as ilusões de integração racial ou com a ideia perversa de que negros são uma “estrela fixa”. Enfim, exorta-o para que não sucumba à mediocridade de uma vida que não vive.  Nesse momento, o tempo de Baldwin – feito também dos projetos interrompidos, das vidas anônimas ceifadas, dos sonhos aniquilados – se mostrou um tempo aberto. Ali ele interpelava seu sobrinho, mas também nos interpelava: para que abandonemos as imagens aprisionadoras, para que movamos as fronteiras e inscrevamos uma nova ordem do tempo.

Assim como a montagem Voodoo Macbeth, de Orson Welles, feita em 1936 em Nova Iorque com um elenco todo negro abriu caminhos na imaginação de Baldwin, o espetáculo dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo retoma essa dialética: as contradições dolorosas estão aí, mas são espaço de disputa e nos provocam a encarar o futuro sem falso otimismo.

“O que acontece quando uma fronteira se move?”.  Alguma possível resposta talvez comece ali. Como o gesto que imagina a história de amor que está, efetivamente, no final do espetáculo.

Cena de Pode um Negro Ser Otimista?

***

Este texto participa do projeto Arquipélago, de fomento à crítica, conduzido pela produtora Corpo Rastreado. Nele estão ainda as casas: Ruína Acesa, Guia OFF, Horizonte da Cena, Tudo menos uma crítica, Farofa Crítica e Satisfeita, Yolanda?

***

James Baldwin – Pode um Negro Ser Otimista? Esteve em cartaz na Sala Multiuso do Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo. De 15 de setembro à 01 de outubro, às Quintas, Sextas, Sábados às 20h e Domingos às 18h

Duração:  140 minutos (com intervalo)

FICHA TÉCNICA

Dispositivo de cena e direção: José Fernando Peixoto de Azevedo
Elenco: Fernando Vitor e Izabel Lima
Direção Musical e Execução de Trilha: Felinto
Assistência de direção e câmera: Alex Brito
Câmera e edição de imagem: André Voulgaris
Colaboração de Pesquisa: Márcio Macedo
Preparação Corporal: Tarina Quelho
Preparação Vocal: Caue Ferreira
Desenho de Luz: Denilson Marques
Operação de Luz: Afonso Costa
Mediação Pedagógica: Ronaldo Vitor da Silva
Programador visual: André Voulgaris
Fotografia: Caio Oviedo
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Produção: Corpo Rastreado
Idealização de projeto e realização: Fernando Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *